De gases embaraçosos a azia desconfortável, todo mundo tem problemas digestivos de vez em quando.

Bactérias Podem Ajudar a Espalhar Câncer pelo Organismo, Diz Estudo

Há, entre eles, um que não caracteriza uma moléstia, mas pode ser considerado importante para ênfase aos propósitos desse artigo. Não fora a reconhecida procedência dos responsáveis, poderíamos dizer que se trata de curiosos impressionados com a propaganda que alguns segmentos da industria fazem, pela mídia, conferindo aos laxantes propriedades curativas e cosméticas com qualidades fundamentais para o "tratamento" da constipação intestinal e da acne vulgar, para o embelezamento da pele facial, num tom barulhento, mas que não impressiona os que deveriam ter responsabilidades com o que se propaga comercialmente a respeito do que um produto é ou não é capaz de proporcionar ao usuário em termos de saúde. Contudo, além de estudos limitados17,1, não há nenhum grande trabalho que nos traga conclusões contundentes a respeito da efetividade da maior ingestão de água no trato da constipação intestinal. A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal que pode acometer qualquer ponto do trato digestivo, desde a boca até o ânus. Em situações mais graves, mesmo no paciente adulto ou jovem, numa fase inicial da abordagem, o concurso dos "laxativos" pode ser necessário e aconselhável, desde que o médico se preocupe em excluir uma doença que possa ser alinhada como fator causal26,27.

Vários medicamentos agem como constipantes e entre eles podem ser destacados, paradoxalmente, os laxativos usados de maneira sistemática; os anticolinérgicos, antiácidos, antidepressivos, os antiinflamatórios não esteroidais, além de outros fatores, tais como os estados psicológicos reglan 10mg de ansiedade e depressão bem como as situações que se caracterizam por perturbações das funções cognitivas21-25. Vários hormônios e neurotransmissores, incluindo a somatostatina, os opióides, os agonistas dopaminérgicos e adrenérgicos, o hormônio antidiurético, os peptídeos intestinais vasoativos, as prostaglandinas e os agonistas colinérgicos influenciam o fluxo de água e eletrólitos pela parede dos cólons, de tal forma que qualquer substancia que interfira com esses hormônios ou enzimas modifica a capacidade de absorção dos cólons. Além desses aspectos físico-químicos, há os fatores que facilitam ou impedem o trânsito intestinal; esses são diversos e envolvem diferentes tipos de doenças. A baixa ingestão de líquidos tem sido associada à constipação intestinal pela observação de que esse fato se relaciona a um trânsito intestinal lento13 (cólico) e a diminuição da exoneração fecal14, em adultos sadios.

A constipação intestinal de causa funcional pode, efetivamente, ser tratada com aumento da ingestão de dietas ricas em fibras ou complementada com fibras vegetais, líquidos e exercícios1, a que se associa uma criteriosa reeducação do hábito intestinal. A mudança no estilo de vida, que inclui modificações na dieta, a maior atividade física, a ingestão de maior quantidade de líquidos, reeducação intestinal e o auxilio de preparados de "fibras vegetais" podem ser os componentes de terapêutica de sucesso para a maioria dos casos de constipação intestinal crônica. A maioria dos adultos que padece de mal semelhante acabam sendo, também, enquadrados no grupo da constipação intestinal simples, raramente exigindo modalidades sofisticadas de investigação, principalmente quando o médico não se esquece de afastar as causas malignas de constipação intestinal. Assim, não tem nada a ver com acne vulgar e não tem propriedades terapêuticas para a constipação intestinal, mesmo porque a constipação pode não ser doença e, como sintoma, na maioria das vezes, deve ser orientador para busca de sua causa básica e, portanto, não tratada como doença. Usar um medicamento anti-inflamatório não esteroide ou analgésico pode ajudar a aliviar a dor e reduzir o sangramento menstrual. Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.

É aconselhável não dirigir, operar máquinas complexas, nem exercer outras atividades potencialmente perigosas até que se saiba se este medicamento afeta a sua capacidade de realizar tais atividades. Outros, por mecanismos semelhantes ou por outros meios, podem provocar resultados contrários, seja aumentando a capacidade secretória intestinal ou diminuindo a absorção e estimulando o peristaltismo. Conclusão: mais ou menos 8 litros de água são absorvidos pelo intestino delgado (representa 50% de sua capacidade de absorção). O volume de líquido que entra no intestino é variável e dependente de diversos fatores. O DESENVOLVIMENTO DE DISTÚRBIOS ELETROLÍTICOS É INFLUENCIADO POR FATORES CMO: DOENÇAS DE BASE (POR EXEMPLO: CIRROSE HEPÁTICA, INSUFICIÊNCIA CARDÍACA); MEDICAÇÃO CONCOMITANTE E NUTRIÇÃO. EM CRIANÇAS PREMATURAS, A FUROSEMIDA PODE PRECIPITAR NEFROCALCINOSE E NEFROLITÍASE, OU SEJA DESENVOLVIMENTO DE NEFROLITÍASE (CÁLCULOS RENAIS CONTENDO CÁLCIO) E NEFROCALCINOSE (DEPOSIÇÃO DE SAIS DE CÁLCIO NO TECIDO RENAL). Os medicamentos que agem na função absortiva e secretória intestinal e modificam a consistência, forma e a quantidade das fezes, popularmente são divididos em laxantes e purgantes ou catárticos, de acordo com a rapidez e o produto de sua ação. O sódio é absorvido na forma de cloreto de sódio, sendo que o cloreto é absorvido por um mecanismo eletricamente neutro, isto é, o cloreto é trocado pelo ácido carbônico.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “De gases embaraçosos a azia desconfortável, todo mundo tem problemas digestivos de vez em quando.”

Leave a Reply

Gravatar